sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Litoral Norte baiano: Ecoturismo e preservação ambiental

São por estradas bem planejadas e de fácil tráfego que turistas e soteropolitanos se deparam com paisagens deslumbrantes. São praias, dunas, rios, corredeiras e árvores que dão beleza e efeitos cinematográficos ao Litoral Norte da Bahia.
O turismo no Litoral Baiano cresce anualmente entre 10 e 15%, segundo dados da Sociedade de Ecoturismo. Trilhas, caminhadas, esportes radicais de contato direto com a natureza, como tirolesa, rafting, arborismo e canoagem são atividades que podem ser praticadas ao longo do litoral baiano.
Distanciando-se 42 km de Salvador, Guarajuba, praia integrada ao município de Camaçari na Linha verde, pode proporcionar momentos de prazer e descontração. Possui quatro áreas de preservação ambiental com reservas de Mata Atlântica, incluindo rios, corredeiras, manguezais, lagos, lagoas, quedas d’água e restingas, e é considerada por moradores e turistas o paraíso das praias. Guarajuba possui condomínios ecológicos de mais alto luxo em frente a praias exclusivas, a maioria de propriedade de turistas.
Percorrendo mais alguns quilômetros, nos deparamos com outras belíssimas paisagens. Possuindo seis quilômetros de praia com mar aberto e fortes ondas, Imbassaí pode proporcionar um agradável passeio pelos verdes da Mata Atlântica e coqueirais que existem ao longo da estrada. Com águas azuis, areia fina e margeada por dunas elevadas, a praia de Imbassaí fica a 65 km entre Praia do Forte e Costa do Sauípe, podendo ser acessada pela linha verde ou pela Estrada do Côco. A praia faz parte da APA (Área de Proteção Ambiental) do Litoral Norte.
Com ruas ainda de terra, a vila, além de possuir belíssimas praias, também oferece a todos um delicioso banho de água doce no rio barroso Imbassaí, que é o que banha o povoado, cujo nome é em Tupy e significa caminho das águas.
Conhecida e chamada por todos de “Polinésia Brasileira” e com 12 km de praias com dunas, cachoeiras, corredeiras e rios, Praia do Forte oferece um leque de entretenimento e diversão. Suas águas ora calmas, ora fortes de grandes corredeiras, propiciam a prática do rafting, para quem curte um pouco mais de adrenalina. O rio Pojuca, grande reservatório de peixe, é indicado para a pesca das espécies bagre, xaréu, peixe espada, robalo e caranha, além de camarões e pitus.
Há 50 km do aeroporto de Salvador a chamada “Point do turismo”, disponibiliza variados passeios que podem ser feitos pelos rios, a pé por dentro das trilhas ou por meio da cavalgada.
Quem gosta de natureza e é fã do ecoturismo não deixa de conhecer a Reserva Florestal de Sapiranga, localizada há seis quilômetros de Praia do Forte. Considerada um paraíso ecológico, Sapiranga possui 600 hectares de mata secundária totalmente preservada, com espécies raras da flora e da fauna, como o mico-estrela, o tamanduá e mais de 40 espécies de pássaros, orquídeas e bromélias.
A reserva conta com um Centro de Apoio a Visitantes, possuindo estacionamentos e também um centro de reabilitação de animais. O centro abriga animais encontrados feridos, dando os cuidados necessários para que possam ser devolvidos aos seus habitats. Também possui inúmeras trilhas, para quem gosta de adrenalina e um contato mais próximo com a natureza, é um divertido passeio.
A reserva oferece oito opções de trilhas, corretamente sinalizadas para orientar os turistas. A trilha da Gameleira dá acesso à árvore sagrada do candomblé e é habitat do bicho preguiça. A trilha da Espera foi ponto de caça, hoje proibida por conta da Preservação Ambiental. A trilha corredeira dá acesso ao Rio Pojuca e suas águas amenas. A trilha Sete Pontes é a mais usada pelos nativos, onde eles colocam armadilhas para capturar os seus pescados. Na trilha da Gamboa, os turistas podem se deleitar com um gostoso banho nas águas doce do Rio Pojuca. A trilha das Bromélias leva a nascente do Rio Sapiranga, que dá nome à reserva. Ainda tem a trilha da Roça, onde podem ser vistos as lavouras dos nativos de Sapiranga.
Para ter acesso à reserva, visitantes pagam seis reais por pessoa e estudantes pagam meia-entrada. Os guias turísticos, que são os próprios moradores da reserva cobram R$ 10,00 reais, pois são de atividades como essa, além da pesca e das próprias plantações, que tiram seu sustento.
Assim é o Litoral Baiano: um point ecológico para o turista que gosta de adrenalina, natureza e diversão.

Um comentário:

Dani disse...

Está a procura de hotéis? Acesse o site da RBH Praias: www.rbhpraias.com.br
Um portal diferenciado com excelente qualidade, um bom atendimento, ótimos preços e segurança.
É só clicar!!! Confiram!!